Cases

Bradesco


O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gestão de finanças públicas, por meio da criação de artefatos de análise do sistema atual e documentação. O papel da LUGATI foi desenvolver uma especificação funcional conforme o framework do Bradesco, o que contemplou análise de requisitos e artefatos da análise de sistemas como diagramas, casos de uso, pontos de função e protótipos.

RBS - Canal Rural


Neste projeto com a RBS – Canal Rural foi desenvolvido um site de leilão virtual, em conjunto com a Paradigma. Atuamos na criação do site e suas ferramentas de desenvolvimento, correções de bugs, entre outros ajustes e melhorias para que haja mais confiabilidade e segurança nos processo de leilões.

Ministério Público de Santa Catarina

Ministério Público de Santa Catarina


O projeto para o Ministério Público de Santa Catarina, em parceira com a DNA, teve como objetivo a manutenção de seus sistemas intranet. Depois da análise e manutenção dos sistemas existentes, foram desenvolvidos relatórios gerenciais em .NET e C#. O foco foi trabalhar na automatização do sistema de gratificações e vantagens para melhor gerenciar substituições, licenças, férias e afastamentos de promotores. Antes, as informações para liberação de folha de pagamento eram repassadas manualmente ao CIASC e atualmente utilizam-se novos padrões de relatórios. Com isso, o processo torna-se mais eficiente e menos sujeito a erros e fraudes.

Novas demandas

Durante esta consultoria foi detectada uma necessidade de melhoria no processo de testes. Após a apresentação e sensibilização do tema à equipe de TI e do mapeamento dos processos existentes, adotou-se um projeto piloto para a definição dos procedimentos de teste. Após isto, foi construído um manual de boas práticas, segundo a metodologia de testes de software criada pela LUGATI.

Após a adoção do projeto piloto era necessário capacitar a equipe para que houvesse continuidade da sistemática. Foi realizado um workshop, apresentando-se sugestões de novos padrões a serem adotados. Com a estruturação das atividades de teste há diminuição do retrabalho, detectando-se falhas antes de prosseguir para próximas etapas, encurtando o tempo de resposta para as demandas internas e no desenvolvimento de novos projetos e processos.

CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica


Projeto de mapeamento de plantas de energia e dos consumidores da estrutura elétrica nacional. A LUGATI atuou no desenvolvimento de padrões e estruturação de dados de usinas e cargas de todo o Brasil para que fossem importados e exportados para a nova versão do sistema da CCEE.

Foram utilizadas regras de validação, geração e importação de planilhas Excel e gráficos de estruturas hierárquicas para facilitar a análise da consistência das informações por parte dos engenheiros.

CPFL Energia - Companhia Paulista de Força e Luz


Em parceria com a Paradigma, foram realizadas melhorias e aperfeiçoamentos na plataforma de leilão de energia que a Companhia já utilizava, a Paradigma Web Business Center. Novos formatos de relatório foram esquematizados, permitindo o melhor acompanhamento dos lances e aumentando a interação com os sistemas internos da CPFL. Além disso, a interface foi customizada e foram incluídas regras específicas de leilão, próprias da CPFL. Como resultado, tem-se um sistema que atende melhor as necessidades, adaptando-se aos processos da CPFL.

Futebolcard

Futebolcard


O site de vendas de ingressos para partidas de futebol, o FutebolCard, vinha apresentando algumas limitações durante períodos de pico de acesso, como venda de ingressos para jogos de clássico de futebol. Havia necessidade de melhorar a performance da aplicação e ao mesmo tempo aumentar a quantidade de usuários simultâneos que esta suportava.

A equipe da LUGATI analisou a arquitetura do sistema, código-fonte e o banco de dados e suas configurações, e identificou gargalos na aplicação, tais como: consultas lentas no banco de dados, alta utilização de memória RAM pelo servidor e identificou melhorias na configuração dos servidores de aplicação.

Durante a avaliação do sistema, utilizamos a ferramenta JMeter para testes de performance, e ferramentas de monitoramento do servidor, banco de dados e do servidor de aplicação. Após ajustes de queries, configuração do servidor Apache, alterações em pontos específicos do código-fonte e aquisição e configuração de novo servidor, o site passou a permitir o acesso de 23 vezes mais usuários simultâneos do que anteriormente suportava.

todo! Soluções em tecnologia

A LUGATI, desde 2010 firmou parceria com a todo!, uma das 10 maiores empresas de TI do Brasil.
Abaixo alguns dos projetos desenvolvidos junto a Filial Florianópolis:



Contax

Contax


A demanda da CONTAX, prestadora de serviços de contact center, era o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento das células de seu call center. Desenvolvemos a sistemática de da marcação de ponto e fechamento do período, permitindo o controle de jornada para efeitos fiscais, arquivo de fonte de dados gravados, espelho ponto e horas-extras, entre outras facilidades.

Estadão de São Paulo

O Estado de São Paulo


O projeto em parceria com a todo! para o jornal O Estado de São Paulo teve como propósito aperfeiçoar o atendimento de seus leitores e parceiros. Foi desenvolvido um software de call center, integrado ao CRM onde a LUGATI trabalhou principalmente na importação e exportação de arquivos como .XSL, .DOC e .TXT para a nova base de dados do sistema.

Prefeitura do Rio de Janeiro


O projeto com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro foi o desenvolvimento de um sistema que permitisse a integração e unificação dos mais de 67 números de contato antes disponibilizados à população da cidade. Batizado de Disque-Rio, o sistema centralizou em um único número os chamados de qualquer tipo de telefone e também de demandas via site e smartphones, sendo possível baixar um aplicativo gratuito que permite o envio de fotos junto com a reclamação.

NÚMEROS DO NOVO SISTEMA:

  • Capacidade para 234 atendimentos simultâneos
  • 600 mil atendimentos mês
  • 24 horas por dia
  • 07 dias por semana
  • 365 dias por ano

O sistema unificado visa à diminuição dos tempos de espera, à melhoria dos atendimentos e ao direcionamento correto das demandas. Todo o sistema de gerenciamento foi estruturado para garantir a execução dos serviços com prazos máximos pré-estabelecidos. Cada pedido vai gerar um número de protocolo, para que o cidadão possa acompanhar e receber informações sobre sua solicitação. Na realização deste projeto foi desenvolvido um sistema de cadastramento e acompanhamento dos chamados do call Center. Este histórico de solicitações dos cidadãos serve também como de base para melhorias na gestão pública, verificando-se o tempo e a qualidade da resposta, e se esta auxiliou o cidadão, resultando na melhoria contínua do atendimento.

- Com este novo serviço a prefeitura terá mais clareza dos relatórios, pois antes era impossível mensurar a qualidade de todos os serviços disponibilizados entre todos os órgãos.

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Correio da Bahia

Correio da Bahia


O objetivo deste projeto foi aperfeiçoar o sistema de atendimento ao cliente do Jornal Correio da Bahia, com o desenvolvimento de um software para call center integrado ao CRM da empresa.

Voltar ao topo